Ano Novo: Traçar objetivos de forma saudável

Traçar objetivos de desenvolvimento pessoal é uma característica intrínseca ao ser humano. Esta necessidade está associada à autorrealização, prendendo-se com as várias metas que vão conferindo significado à vida de cada indivíduo. Em momentos de inexistência de objetivos surge, frequentemente, uma perceção de alienação face aos que nos rodeiam, bem como um sentimento de ineficácia. Assim, é bastante frequente e saudável que os objetivos que delineamos se vão renovando periodicamente.

O início do ano é um período em que essa renovação pode ocorrer de forma mais acentuada. Ao estabelecer novos objetivos, é frequente o corte com metas passadas que não foram alcançadas, ou a procura de novidade após o sucesso noutras áreas. Ainda assim, não descurando a importância de delinear novos projetos, será útil abordar alguns cuidados a ter nestes momentos de planeamento.

A mudança deverá ser ajustada às capacidades de cada pessoa no presente. Isto é, os objetivos que estabelecemos devem estar de acordo com a nossa disponibilidade e com a nossa capacidade de os satisfazer. A distância entre os resultados que almejamos alcançar e a nossa situação no presente pode ser bastante grande, mas poderá ser reduzida se dividirmos a tarefa em pequenas parcelas que se vão completando momento a momento. Por exemplo, ao invés de se colocar como meta inicial ir todos os dias ao ginásio, talvez seja mais eficaz começar por ir uma ou duas vezes por semana e ir aumentando a partir daí, à medida que for confortável. Isso torna possível aproveitar o presente, sem que haja um foco excessivo no futuro e naquilo que ainda está por alcançar. Ou seja, devemos garantir que damos importância suficiente às pequenas vitórias. O excessivo peso do futuro é, aliás, uma das características da ansiedade. Planear pequenos passos para o dia, para a semana, ou mesmo para o mês, ajuda a reduzir a necessidade de atingir todos os objetivos no imediato. Pode ainda ajudar a reduzir a procrastinação e a ansiedade que muitas vezes lhe está associada.

Um outro aspeto importante diz respeito aos recursos investidos para o cumprimento dos objetivos traçados. Mais uma vez, é saudável que as metas a que nos propomos sejam alvo da nossa atenção de forma mais pronunciada, até porque são o nosso investimento e o nosso esforço que nos permitirão atingi-las. Contudo, é importante que determinados fins não se tornem a única fonte de valorização dos indivíduos. Aliás, apostar todos os recursos num único objetivo poderá ser pouco sustentável do ponto de vista da preservação do bem-estar psicológico. Se formos capazes de nos nutrir através de várias fontes, evitamos que a ocorrência de um fracasso (natural e muitas vezes incontrolável) ponha em causa todo o nosso valor. Assim, por exemplo, é mais fácil lidar com as dificuldades do mundo do trabalho se mantivermos relações bem nutridas (não só amorosas, como familiares ou de amizade). De igual forma, teremos mais disponibilidade para os nossos relacionamentos se existirem outras áreas que nos valorizem e que contribuam para a construção da nossa identidade.

Em suma, traçar objetivos é saudável. Para os alcançar, contudo, é preciso estar, dar tempo, enfrentar as adversidades. Tal será tanto mais fácil quanto as exigências a que nos propomos forem, em cada momento, adequadas às nossas capacidades. Ajudará possuir várias fontes de valorização na nossa vida, às quais possamos ir buscar recursos quando eles mais faltarem noutras áreas. E, claro está, não devemos persistir insistentemente em projetos que não dêem frutos, ou que estejam a exigir demasiado de nós. Mas, mesmo perceber isso, leva o seu tempo.

Nas consultas de acompanhamento psicológico, os pacientes traçam objetivos com o psicólogo, sempre de forma colaborativa. Cria-se um espaço privado e seguro, no qual se debate e se acrescenta informação, bem como se criam recursos e ferramentas. Os indivíduos dispõem, assim, de uma relação privilegiada de suporte, mesmo que já existam outras fora desta. Na Mental8Works, é nossa missão proporcionar esse espaço de desenvolvimento pessoal a todos, sem exceção. Bom ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *