Saúde Mental – Recursos e Informações

A saúde mental tem, felizmente, adquirido nos últimos tempos uma nova centralidade no debate público. Provavelmente impulsionada pela experiência coletiva do sofrimento psíquico associado à pandemia COVID19 ou pelas figuras públicas que, recentemente, têm revelado de forma corajosa sofrerem de algum tipo de sofrimento psíquico, a saúde mental tem entrado pelas nossas casas de forma muito mais frequente.

No entanto, com frequência na consulta de psiquiatria, sinto que alguns doentes nos chegam de forma algo tardia, após vários anos de um sofrimento evitável, caso o acesso aos cuidados tivesse sido mais célere. É portanto fundamental melhorar o acesso aos cuidados de saúde mental e divulgar as várias alternativas de ajuda existentes.

Uma outra dificuldade, transversal a todas as áreas médicas, mas mais acentuada na psiquiatria, prende-se com a dificuldade que os doentes revelam em aceder a informação de saúde mental fidedigna, rigorosa e que dê respostas aos problemas que sentem.

Finalmente, um outro aspeto importante diz respeito a cada perturbação psiquiátrica ser vivida de forma única por cada doente e, portanto, apesar dos sintomas serem comuns a sua expressão é profundamente individual. Este aspeto torna importante a existência de espaços onde as pessoas, com algum tipo de sofrimento psíquico, possam relatar a sua experiência individual da doença e dos seus sintomas, e discutir essas vivências com outras pessoas em situação de sofrimento psíquico.

Nas linhas abaixo procurarei fazer referência a alguns dos recursos existentes que procuram responder aos problemas que enderecei acima.

Programa Nacional de Saúde Mental

O Programa Nacional de Saúde Mental representa um compromisso político nacional de assinalar o caráter central que a saúde mental representa na vida dos portugueses. Este programa tem como ambição “assegurar a toda a população portuguesa o acesso a serviços habilitados a promover a sua saúde mental, prestar cuidados de qualidade e facilitar a reintegração e a recuperação das pessoas com doença mental.”

Poderão encontrar no link abaixo o conjunto de iniciativas e informações no âmbito do Programa Nacional de Saúde Mental, bem como os nomes e contactos dos principais serviços ligados à saúde mental do país.

https://saudemental.min-saude.pt

Fontes de Informação sobre Saúde Mental

Um conjunto de técnicos ligados à saúde mental (psiquiatras, médicos de família, psicólogos e enfermeiros) que trabalham em Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar da zona Central de Lisboa e no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa decidiram criar “um espaço de informação clara e compreensível, em língua portuguesa e para a população em geral sobre a Saúde Mental.” Foi objetivo dessa iniciativa “fornecer informação e esclarecimento sobre os sinais e sintomas do adoecer mental, facilitando o seu reconhecimento e a procura atempada de cuidados adequados”. Igualmente este espaço visa “ser uma ferramenta de divulgação e promoção de estilos de vida saudáveis”.

Poderão encontrar no link abaixo estas informações:

https://saudemental.pt

A Experiência da Doença Mental

É verdade que as perturbações psiquiátricas estão francamente bem delimitadas, sendo definidas de forma sindromática, ou seja, através de um conjunto de sinais e sintomas que, suportados noutros elementos clínicos, contribuem para o diagnóstico. No entanto, a experiência da doença mental é profundamente individual. Daí ser muito importante a disseminação dos testemunhos de pessoas com perturbação psiquiátrica que têm a generosidade e a coragem de partilhar a sua experiência.

Poderão encontrar no link abaixo um conjunto de testemunhos de pessoas relatando a sua experiência de sofrimento psíquico. 

https://saudemental.pt/testemunhos/

Se a partir da leitura deste texto e dos conteúdos nos links alguém se sentir ajudado então este pequeno contributo já cumpriu o seu propósito.

Pedro Câmara Pestana – Médico Psiquiatra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *