Mensagem do Presidente sobre 2017

Acabámos de completar o primeiro ano de atividade efetiva da Mental8Works. O nosso plano estratégico para 2017 contemplava uma série de objetivos que podemos qualificar como, no mínimo, ambiciosos. Sabíamos do risco e das dificuldades, mas entendemos que estabelecer metas desafiantes é um impulsionador de motivação eficaz. Não há, naturalmente, evolução sem dores de crescimento e nós sentimos algumas no corpo.
Há, no entanto, múltiplas conquistas positivas, e são algumas dessas que mais quero salientar. A convite da Universidade Europeia, participámos na 1ª Edição portuguesa do “Games for Good”, onde desafiámos um conjunto de programadores (estudantes e profissionais) a criar soluções de gamificação que respondessem a problemáticas de saúde mental; fomos convidados pela cooperativa Hamoment para participar numa ação de formação internacional na Roménia e a fazer parte integrante de um dos projetos–piloto desta entidade; projetámos uma parceria com a Clínica Social da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana para a realização de consultas de Psiquiatria e Psicologia, que verá luz do dia em 2018; iniciámos atividade assistencial, abrindo consultas de Psicologia e Psiquiatria a preço social; juntámos à equipa uma nova técnica, fazendo crescer o grupo de colaboradores. Estamos a trilhar caminho, e a preparar o terreno para um 2018 de consolidação, rentabilização, progressão.
Pois que por cada momento de adversidade há sempre uma nova oportunidade à espreita, e nessas descobrimos novas valências, novas pessoas, projetos inovadores e a agradável surpresa de descobrir que existe em Portugal (e pelo Mundo) vontade de fazer diferente e melhor, vontade de empreender, vontade de agir em cooperação, vontade de derrubar barreiras ao acesso a cuidados de Saúde Mental a todos os que dela estão necessitados.
Sinais dos (novos) tempos e de uma geração que quer pôr em prática a teoria que a qualificou, quebrando paradigmas, fazendo pontes, construindo legado. Vamos a isso.

João Francisco Gonçalves – Presidente da Mental8Works

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *