E eis que começa a nossa viagem!

Em 2014, durante a realização dos respetivos estágios académicos e profissionais, alguns de nós, uns colegas, outros amigos de longa data mas da mesma área profissional, conversávamos sobre o estado da saúde mental em geral no nosso país e em particular nos nossos locais de estágio.

Sentíamos que o potencial das pessoas, dos pacientes e também dos profissionais com que nos íamos cruzando era subaproveitado, não realizado, desinvestido e, por vezes, até negligenciado. Bem sabíamos, e continuamos a saber, dos desafios que a área da Saúde Mental enfrenta, quer seja na falta de recursos humanos e técnicos e nas suas lacunas de articulação, quer na desvalorização ou estigmatização inerentes a esta área tão presente mas tão distante, tão necessária e transversal mas tão enigmática.

Foi resultado da insatisfação que sentíamos, que nasceu a Mental8Works. No passado dia 18 de março fundámos o que acreditamos ser uma hipótese de resposta, verdadeiramente articulada nos seus vários serviços de saúde mental, para as necessidades que nos fomos e nos vamos deparando da população em geral, quer ao nível da prevenção, quer ao nível da intervenção.

Os vários serviços e prestadores dos mesmos em pé de igualdade. Os pacientes, famílias, formandos em pé de igualdade, no que diz respeito ao acesso a serviços complementares, multidisciplinares, dignos e de qualidade, céleres, independentemente da sua condição socio económica. Aqui valorizamos a condição de pessoa. A nossa linguagem será sempre para as pessoas, será abrangente, compreensível e acessível. Inclusiva será o nosso apelido.

E é por valorizarmos a condição de pessoa que reconhecemos à partida que, apesar do nosso enorme investimento académico, profissional e pessoal, da nossa garra, persistência e dedicação, a idade não perdoa. Somos jovens, os fundadores e profissionais são todos da geração de 88 e, por isso, a experiência é ainda pouca e as limitações muitas.

Procurámos assim, referências em cada uma das áreas que nos propúnhamos trabalhar. Professores que se tornaram referências, orientadores de estágio que são inspirações, profissionais que pela sua ética e rigor científico se tornaram modelos a seguir e assim, reunimos um corpo de coordenadores científicos que nos dedicarão a formação, orientação e supervisão necessárias ao rigoroso cumprimento científico e ético dos serviços, projetos e formações da nossa Associação.

No próximo dia 17 de novembro, na Ordem dos Médicos, vamos inaugurar e dar a conhecer este nosso ambicioso projeto.

Contamos convosco.

Maria Sequeira – Vice-Presidente da Mental8Works

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *